sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Aquário Hospital ou aquário para quarentena

Você tem um aquário que é seu orgulho e motivo de admiração entre seus colegas? Arriscaria perder todo o aquário, só porque introduziu um peixinho novo?

Então, que tal montar um aquário para quarentenas?

Essa aquisição é um investimento muito importante e necessário, permitindo entre outras coisas, evitar grandes prejuízos em perdas de peixes valiosos. Tal aquário deverá ter um volume adequado ao tamanho e quantidade de peixes a tratar (pelo menos uns 50 litros). O aquário não deverá conter nada além de um pequeno filtro interno com lã acrílica (manta de perlon™), também conhecida como lã de vidro, acionado por um compressor de ar, de duas saídas, providas de pedras porosas, um aquecedor com termostato de boa qualidade e adequado ao volume do aquário e alguns tijolos cerâmicos - tijolo "baiano" - para servir de proteção e abrigo para os peixes em tratamento.

Trocas parciais e diárias de água se farão necessárias para a manutenção da qualidade hídrica, objetivando, principalmente, manter baixos os níveis de amônia e a retirada dos dejetos dos animais em tratamento. Para se evitar um gasto excessivo de água, enquanto os peixes estão sob observação, pode-se utilizar um filtro interno, com função biológica plenamente ativa, o qual poderá ser retirado, quando e se for necessário, iniciar um tratamento. Este filtro poderá ser mantido, quando não estiver em uso, no interior do sump do aquário principal, para não perder as colônias bacterianas.

2 comentários:

  1. Já perdi quase todos peixes do meu aquário porque não sabia disso.

    Obrigado Blog Mundo Pet...

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos o seu comentário, desta forma você compartilha com outras pessoas experiências e habilidades.

    ResponderExcluir