quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Envenenamento por "chumbinho"

O "chumbinho" é um veneno proibido por não possuir antídoto direto. O animal que ingere chumbinho apresenta salivação, tremor pelo corpo, falta de ar e solta um catarro amarelo claro pelo ânus. Não se deve dar leite ao animal, pois o leite ajuda a expansão do veneno pelo corpo e pode prejudicá-lo mais ainda.

O que pode ser feito é dar clara de ovo ou um medicamento a base de carvão ativado chamado Enterex (de uso veterinário). Em seguida, deve-se levar o bichinho com urgência a um veterinário. A grande maioria dos casos pode ser salva desde que o socorro seja rápido.

Fonte: Site Pet Feliz

21 comentários:

  1. Gostaria de adicionar que tambem pode se dar salmora para que o animal vomite, mas logo em seguida correr para o Medico Veterinário, porque veneno de rato pode matar o animal em poucos minutos.

    ResponderExcluir
  2. quais os fatores que interferem na toxidade

    ResponderExcluir
  3. Algum "ser" está tendo tempo e, com refinado "requinte de crueldade", vem assassinando meus fihos-gatos (dez já estão mortos e, dois, em difícil recuperação). Nesses dois, houve tempo para ministrar Atropina (0,10 ML, injetável) e água morna salgada (3 ML de 5 em 5 minutos, mediante seringa para via oral (após uns 15 minutos, o animal começa a vomitar e põe pra fora grande parte do veneno) e, os Antitóxicos UCB Injetável (1 ML para gatos jovens-pequenos e 2 ML para gatos adultos - de 6 em 6 horas) e, Mercepton Oral (10 gotas, 3 vezes ao dia, para gatos jovens-pequenos, e, 20/30 gotas, da mesma forma, para gatos adultos). A aplicação de soro, pelo veterinário, É MUITO IMPORTANTE, para que o animal tenha mais um aliado na sua recuperação, auxiliando na positivação geral. Justifico que, tive que aprender "na marra", a dar primeiros socorros aos meus gatos, pois, quem faz maldades não escolhe dia, nem hora, mas se cuida muito em não aparecer e, sempre quando precisei, foi em madrugadas e finais de semana, quando nenhum veterinário atendeu ao telefone, e, quando um único me atendeu em um domingo à noite, para sacrificar um animal sériamente atropelado, quase que tive que me socorrer a empréstimo bancário (é isso aí... quem já passou por isso, certamente, irá me entender). Desejo boa sorte a todos os amigos caridosos com os animais abandonados e, que, Deus, nos dê forças para continar carregando esse pesadíssimo fardo, para os dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste que nos façam maldades como essa. Tenho duas gatas, que vão ao veterinário, comem ração super premium especial para castrados. Pois, para nossos vizinhos é terrível conviver com roubo de comida, fezes e urina por qualquer canto, verminoses se espalhando, e as zoonoses, que são muitas! Você pode ter mil gatos, seus vizinhos não. É importante castrar e mantê-los em casa. Moro numa vila é péssimo o odor por aqui. Minhas duas gatas vivem em casa e nao saem nem com a porta aberta, tem sua propria caixa de areia e saúde cuidada dia-a-dia, mas o que dizer da minha vizinha com onze gatos que mijam minha área de serviço (piso, nao eh areia!) que defecam vermes vivas na porta da minha casa e na casa de outros vizinhos? Como disse, tenho duas gatas e entendo o sofrimento de quem perca bichos queridos, mas não entendo como donos feito a minha vizinha não se tocam dos cuidados necessários. Seus gatos não foram mortos por um perverso, mas por alguem que não aceitou viver sob as condições de outro ser dentro do seu próprio espaço. Sem hipocrisia.

      Excluir
    2. "Amiga"... os humanos que se entendam... NADA justifica o assassinato; é como assassinar crianças ou idosos: não podem se defender

      Excluir
    3. Existem pessoas que aparentemente tem vários gatos, mas na verdade alimentam gatos famintos de rua. E também há pessoas que não tem condições de ostentar ração super premiam... Saiba que é mais importantante pra maioria dos animais de rua abandonados terem o que comer... E o controle de ratos que eles fazem? Acho uma vergonha esse povo metido a besta que se acha exemplo... Passar bem!

      Excluir
  4. Minha cachorrinha foi envenenada por esse chumbinho, ela apresentava todos os sintomas nós achávamos que ela já havia morrido, mas agora no serviço acabei de receber a notícia de que ela está aparentemente normal, já se passaram mais de doze horas desde o trágico acontecimento... Será que ela já está fora de perigo? devo dar esses remédios a ela? ela tem filhotinhos, será que após algum tempo já pode amamentá-los? Por favor quem puder me ajudar, estou desesperada!!! Obrigada...

    ResponderExcluir
  5. MINHA IRMA POSSUE VARIOS GATOSS, E ONTEM DOIS ELES FORAM ENVENENEDOS POR CHUMBINHO, VOU MANDAR FAZER UMA FAIXA: ENVENENAR ANIMAIS E CRIME E DA CADEIA ARTIGO 32 DA LEI DOS CRIMES AMBIENTAL N. 9605/98, QUERO SABER A OPINIAO DE VC., OBRIGADA., MARA

    ResponderExcluir
  6. HÁ UNS 2 MESES ATRÁZ EU PERDI UM CACHORRINHO ENVENENADO PELO CHUMBINHO. HOJE MINHA CACHORRINHA TAMBÉM FOI VÍTIMA DESTE MALDITO VENENO. SÓ QUE COM A EXPERIÊNCIA ANTERIOR, EU EM PESQUISAS, DESCOBRI O QUE SEGUE: SULFATO DE ATROPINA É UM ANTÍDOTO PARA O MALDITO CHUMBINHO. É UM MEDICAMENTO BARATO E DE FÁCIL ACESSO EM QUALQUER CASA DE VENDAS DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS. APLICA-SE TANTO NA VEIA COMO SUBCULTÂNEO OU INTRAMUSCULAR. PODEM PESQUISAR AS BULAS TANTO DO VENENO COMO DO SULFATO DE ATROPINA QUE VOCÊS VÃO VERIFICAR ISSO.EM UMA EMERGÊNCIA, DÊ ÁGUA COM SAL MORNA PARA INDUZIMENTO DO VÓMITO, E APÓS OS VÓMITOS QUE IRÃO ACONTECER, DÊ UMA GOTA POR QUILO DE PESO DO ANIMAL, DE ATROVERAN (PARA HUMANOS MESMO). COMO DAR O ATROVERAN? EM UMA SERINGA SEM AGULHA DE 5 ML, FAÇA A MEDIDA. ENCHA A SERINGA COM ÁGUA, DESPEJE EM UM COPO PINGUE TANTAS GOTAS QUE FOREM NECESSÁRIA PARA O SEU ANIMAL SUGUE A MISTURA COM A SERINGA E IJETE DIRETO NA BOCA DO SEU ANIMAL. FAÇA ISSO DE 6 EM 6 HORAS UMAS TRÊS VESES.

    ResponderExcluir
  7. Alguém deu chumbinho pra minha cadelinha , Corri e dei leite , e logo em seguida dei gema de ovo. Tudo isso faz o animal vomitar . O socorro tem que ser imediato , minha cadelinha sobreviveu mas não se alimenta direito e está bem fraca . Queria saber , o que fazer agora para ela voltar ao normal ? Já fui ao veterinário e dei os remédios indicados .

    ResponderExcluir
  8. remedios homeopaticos para dor de garganta (com atropa belladonna) contem atropina. acabei de ministrar no meu gato que foi envenenado com piretroide (mesma categoria do chumbinho), e os sintomas aliviaram. Foi um envenenamento leve, mas o animal estava com tremores, dificuldade para respirar e salivacao excessiva. Vale a pena notar que a atropina em sí é um alcalóide muito tóxico entao cuidado, muita atropina certamente matará o animal. cuidado.

    ResponderExcluir
  9. Nao me lembro de ter ficado tão triste assim. Sabia o quanto amava meu TIMAO e o quanto era feliz por te-lo comigo e do quanto ele sentia da mesma forma. Hoje ja rezei e agradeci a Deus por ter me dado esse presente que durou pouco mais de um ano: Meu gato TIMAO. Nao sei mais onde buscar lágrimas pra suprir a dor e a saudade que sinto. Talvez muitos nem entendam tamanha tristeza, mas quem ama ou ja amou um bicho, sabe. Por volta das 7:40h, minha vizinha me acordou dizendo que ele estava morto no quintal. Ele nao apresentava nenhum sinal de violência fisica, o que me resta imaginar que foi envenenamento. A única coisa que era visto a olho nu, foi um pouco de sangue na boca dele, palidez em mucosas e nada mais. Era um gato brincalhão, calmo e caseiro, com suas normais saídas noturnas e perambulaçoes. Me sinto mal por nao ter tido a possibilidade de ajudar ou fazer algo. Ate porque ele ja estava morto e nao podia fazer mais nada. Não senti raiva de nada ou de ninguem, nem mesmo se fosse ocasionado por alguem que nao pensou nas consequencias, assassinar um ser incapaz de se defender. Peço a Deus pelo meu timão e que ilume aquele que fez este mal direta ou indiretamente, para que nao faça com outros bichinhos, que nao merecem tanta crueldade. Deixo aki meus sentimentos a todos que perderam um ser tao importante em sua vida, como uma animal de estimação, alias, uma parte da familia, que e isso que meu TIMÃO significava. Me resta chorar e lembrar das vezes em que ele corria atras de mim, de meu filho e de meu esposo,das vezes em que nos estavamos sentados e ele pulava em nossa perna. Das vezes em que ele agarrava nossas pernas com suas patas, abocanhava nossos calcanhares, sem provocar qualquer dor. Nas vezes em que ele mijava a casa inteira e isso pouco importava pra nos, não por falta de higiene, pois essa era sua natureza.. ou no gesto de dormir o dia inteiro no capo do nosso carro, se sentindo o dono. Lembrar das muitas vezes ele me seguindo por toda casa ou afiando as garras no sofa “posso até escutar”. Agora, mais nada, somente o espaço que ele deixou..
    AGORA, DOU ADEUS AO MEU TIMÃO, COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, MINHA CABEÇA JA DOENDO E COM UM SORRISO NO ROSTO AO LEMBRAR DE TODAS AS SUAS TRAVESSURAS E DE TUDO QUE ELE ME PROPORCIONOU.

    ResponderExcluir
  10. Quando vejo informações que é possível salvar o bichinho nesse caso, fico muito triste pos com a minha gatinha corremos o mais rapido possivel para o veterinário e a dr. Fez um procedimento de dar água oxigenada com sal a ela. Oque acelerou a sua morte ela aparentava bem, nem tinha sintomas ainda de tão rápido que procuramos ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Quando vejo informações que é possível salvar o bichinho nesse caso, fico muito triste pos com a minha gatinha corremos o mais rapido possivel para o veterinário e a dr. Fez um procedimento de dar água oxigenada com sal a ela. Oque acelerou a sua morte ela aparentava bem, nem tinha sintomas ainda de tão rápido que procuramos ajuda.

    ResponderExcluir
  12. Na minha rua, começaram a envenenar todos os gatos, eu tenho 6, e 3 deles foram, duas conseguimos levar ao veterinário a tempo, uma deixou um rastro enorme de vômito, e fugiu, não encontramos ela, porém horas depois, ela voltou, normal, comeu e bebeu água normalmente, pode ser que durante o vômito ela tenha expelido o veneno? e ela tem 2 filhotes aqui conosco, ela poderia amamentar já?

    ResponderExcluir
  13. eu tinha 11 gatos 3 trez caes sexta feira passa um maudito visinho jogou chunbinho na minha casa e matou 3 gatos e 1 cachorro nem himaginei que era veneno so soube depois estou muito revoltada pois meus animais não faziam barulho e era tudo telado la no fundo e eles jogaram por cima do muro muito revoltada!

    ResponderExcluir
  14. eu tinha 11 gatos 3 trez caes sexta feira passa um maudito visinho jogou chunbinho na minha casa e matou 3 gatos e 1 cachorro nem himaginei que era veneno so soube depois estou muito revoltada pois meus animais não faziam barulho e era tudo telado la no fundo e eles jogaram por cima do muro muito revoltada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As leis deveriam ser severas contra esses desgraçados, nossos animais são nossa família e na minha opinião valem mais do que esses merda...

      Excluir
  15. eu tinha 11 gatos 3 trez caes sexta feira passa um maudito visinho jogou chunbinho na minha casa e matou 3 gatos e 1 cachorro nem himaginei que era veneno so soube depois estou muito revoltada pois meus animais não faziam barulho e era tudo telado la no fundo e eles jogaram por cima do muro muito revoltada!

    ResponderExcluir
  16. eu tinha 11 gatos 3 trez caes sexta feira passa um maudito visinho jogou chunbinho na minha casa e matou 3 gatos e 1 cachorro nem himaginei que era veneno so soube depois estou muito revoltada pois meus animais não faziam barulho e era tudo telado la no fundo e eles jogaram por cima do muro muito revoltada!

    ResponderExcluir
  17. aqui tbm tem um maldito vizinho que jogou chumbinho e meu gato-filho morreu 6 horas depois, eu como o leigo que sou dei leite pra ele sem saber, acho que só piorou, da proxima vez irei dar carvão ativado e correr pro veterinario, queria denunciar o maldito vizinho, pra que ele ficasse pelo menos 1 ou 2 semanas preso pra ver se o fdp ficava com medo de fazer de novo, mas pra isso eu preciso de provas, o que é dificil de conseguir pq ele coloca o veneno atras da casa dele, no telhado aos os gatos andam, ai fica dificil pra mim ir lá e tirar pelo menos algumas fotos e ir na delegacia denunciar esse maladito

    ResponderExcluir