quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O que é Peixe?

Um peixe é um animal aquático ectotérmico (antigamente chamado de poiquilotérmico ou poecilotérmico, ou ainda, de maneira incorreta, animal de "sangue frio"). As principais adaptações a este meio de vida são o corpo fusiforme, as guelras ou brânquias com que respira o oxigênio dissolvido na água, os membros transformados em barbatanas e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.


Os peixes (28.500 espécies catalogadas no site: FishBase)são, na maior parte das vezes, divididos nos seguinte grupos:

Peixes ósseos (Osteichthyes, com mais 22.000 espécies) à qual 

pertencem as sardinhas, as garoupas, o bacalhau, o atum e, em geral, todos os peixes com o esqueleto ósseo; 

Peixes cartilaginosos (Chondrichthyes, mais de 800 espécies) à qual pertencem os tubarões e as raias; e 
vários grupos de peixes sem maxilas (antigamente classificados como Agnatha ou Cyclostomata, com cerca de 80 espécies), incluindo as lampreias e as mixinas. 
A palavra peixe, por vezes, é usada para designar outros animais aquáticos (por exemplo o peixe-boi ou manatí, um mamífero aquático da família dos Sirenídeos). Afora estes, muitos outros organismos aquáticos recebem esse nome, especialmente quando o nome do animal é uma tradução literal de um nome vulgar em uma língua estrangeira, incluindo algumas medusas, águas-vivas, moluscos e crustáceos e mesmo animais, que são, realmente, muito parecidos com peixes como os golfinhos e baleias.
Os peixes encontram-se em praticamente todos os ecossistemas aquáticos, tanto em água doce como salgada, desde a água da praia até às grandes profundezas dos oceanos. Mas há alguns lagos hiper-salinos, como o Grande Lago Salgado de Utah, nos Estados Unidos da América do Norte onde não vivem peixes.
Os peixes têm uma grande importância para a humanidade e desde tempos imemoriais foram pescados para a sua alimentação. Muitas espécies de peixes são criadas em condições artificiais, não só para alimentação humana, mas também para outros fins, como os aquários.

Fonte: Wikipedia

7 comentários:

  1. como que o peixe ajuda no mundo??ou seja em que??

    ResponderExcluir
  2. peixe de couraça boca grande sem dentes e virada para sima quatro barbatanas inferiores 2 laterais olhos pequenos sobre a cabeça

    ResponderExcluir
  3. jkhjfggh,ghjijjhikj.kknjn

    ResponderExcluir
  4. onde e que nascem os peixes

    ResponderExcluir
  5. como e que nascem os peixes

    ResponderExcluir
  6. como e que nascem os peixes?

    ResponderExcluir
  7. o peixe nasce quando faz sexo sem camisinha...

    ResponderExcluir